29.3.06

Dentro do coração

Uma boa caminhada para pôr os pensamentos em ordem e o coração em paz.Sai do curso de webdesign, em altos papos com uma colega, quando chega uma terceira no caminho:
_Oi!Como você está?_ a recém chegada dá dois bejinhos na minha colega e já sai me cumprimentando com muitos beijinhos e abraços, como se fossem amigas íntimas.
_Oi!Nossa, fui com meu namorado ontem no pagode..._ conta para minha colega.
Neste momento, uma fico boiando, à deriva do assunto das duas...
_Nossa, eu vejo ele todo dia...
_Quem me dera..._ saiu sem querer da minha boca, pensei alto.
_Por quê? Seu namorado mora longe?_ logo perguntou a mulher que falava cheia de caras e bocas.
_É que só o vejo no fim de semana, mora em Resende._contei.
_Aaaah!Evidentemente!_ dá uma longa risada e um tapinha na outra._ Ele é da Academia?_ usou a palavra "academia" num tom cabalístico, como se isso resumisse o caos do inconsciente humano.
_Hum, sim, estuda lá._ respondi brevemente, vendo a outra louca para introduzir outro assunto e eu estava impatando.
_ Eu já namorei um cadete._ proferiu na maior voz de desdém e de pessoa mais velha (se bem que era uns 10 anos mais velha)_ Mas não deu! _arrematou naquele jeitinho "eu evolui" que me senti sendo rebaixada._ Agora tá lá no Haiti._ finalizou num semblante de "viu só? Terminou assim".
As duas se abraçaram numa despedida cheia de beijos e abraços espalhafatosos e eu fiquei com meus pensamentos. Estava fisicamente ao lado delas, mas psicologicamente muito longe.
Decidi voltar para casa à pé. Tudo bem que poderia pegar um ônibus, mas senti que precisava pôr a cabeça no lugar.
É estranho como as pessoas querem nos olhar como um "futuro fracasso"...
Hoje, faz 6 meses de namoro...
Gostaria de pouco, não precisava um beijo longo, ou palavras, só queria hoje poder vê-lo dormir de bruços e sentir nas minhas mãos o seu cabelo espetado. Mas está em missão... Nem pude ouvir sua voz...
Vou dormir com ele no único lugar onde nunca está longe: no meu coração.
Ah! Quanto aos meus pensamentos do caminho: eu sou feliz, então, não importa as dificuldades. Supero.
***
p.s:Hoje, precisei escrever. Minha vez de desabafar.
Não estou triste, apenas contando as semanas que ficarei longe e vendo que será difícil...
Mas amanhã será um dia lindo e o sol estará na minha janela! Vou mentalizar toda a alegria e energia positiva!
Beijos, meninas! Saudade dos comentários...

26.3.06

Palavras

Bem como há palavras necessárias, há silêncios indispensáveis. O maior sinal de que se existe sintonia com a pessoa ao nosso lado é conseguirmos fazer um silêncio que não incomodaPalavras são a ponte entre duas almas. Sai da boca de um e entra pelo ouvido do outro, como quem atravessa a porta e fica na sala de estar, a espera de ser recebido. Quando deixamos de dizer o que pensamos, batemos a porta do nosso "eu" para a pessoa ao nosso lado e não permitimos que elas nos veja em nossa intimidade. Às vezes, por medo, quem sabe vergonha, ou covardia.
Os casais tentam serem bem vistos pelo seu companheiro para que só a imagem da perfeição permaneça e, por isso, deixam palavras de lado... Passam por cima de suas vontades, engolem ressentimentos e acumulam dúvidas que poderiam ser resolvidas com um simples diálogo. Aí, instaura-se a distância na mesa, na cama, no relacionamento... Até que tudo resulta numa explosão de um vulcão de palavras que ficaram submersas por meses, anos.
Bem como há palavras necessárias, há silêncios indispensáveis. O maior sinal de que se existe sintonia com a pessoa ao nosso lado é conseguirmos fazer um silêncio que não incomoda, um silêncio que não precisa de palavras urgentes para salvar as lacunas no diálogo. Aqueles que têm este elo conseguem conversar com mãos e olhos. Sentar para não dizer nada pode ser muito significativo.
Palavras salvam. Curam, restauram, renovam. Mas também destroem, se não soubermos medir o peso delas. Se, às vezes, não conseguir tempo, nem achar importante ligar para ele, pode ser que alguém do outro lado se sinta mais sozinho, pressionado, cansado. As palavras não mudam as situações, mas as pessoas. Por isso, não as economize quando necessário. Se for possível um "eu te amo" ainda hoje, não o subtraia, pois a vida é uma ampulheta em que nunca sabemos quando está perto da areia parar de cair.
***
p.s1:Meninas, estou muito feliz pelas visitas de todos os estados do Brasil! Desejo a cada uma, você que é do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Contagem (MG), Aracaju (Sergipe), Boa Vista (Roraima), Santa Cruz do Sul (RS), Taguatinga (Tocantis), São José dos Campos (SP),Curitiba (Paraná), Americana (SP), Recife (Pe), Sarzedo (MG), Cares (Santa Catarina), Salvador, Fortaleza e para todas as outras 167 pessoas que visitaram essa semana nosso blog, eu desejo uma semana maravilhosa. Cheia de força para suportar a distância, a saudade, as dificuldades de trabalho, de dinheiro, de adaptação. Principalmente: muita alegria. Tentem cultivar risos e uma energia positiva na vida de vocês. Evitem pronunciar palavras tristes e de derrota, pois palavras tem o poder de se concretizarem.
p.s2:Onde estão os links dos blogs/flogs,senhoras e senhoritas?rs
Beijos, minhas queridas!

25.3.06

Te ter, querer e não poder te tocar

E há dias em que você se sente assim... abandonado no meio do nada, olhando para o horizonte na esperança de ver aquela pessoa especial, aquela que faz uma falta...
E há dias em que você se sente assim... abandonado no meio do nada, olhando para o horizonte na esperança de ver aquela pessoa especial, aquela que faz uma falta...
E dói muito... como se aquela dor sempre estivesse ali e nunca fosse embora... como se fizesse parte de você e não houvesse modo de arranca-la sem levar uma parte do teu corpo junto.

E fico inerte, olhando pro tempo, apenas querendo fita-lo para vê-lo passar sem observar sua passagem. Ah... como eu quero ficar aqui, quietinha te esperando... mas dói. E nessa dor que me corrói por dentro, eu choro... como criança. Eu te busco no vazio à minha frente e te vejo, mas não consigo te tocar.

Você está longe e eu não posso te abraçar à noite para dormir...
Não posso te beijar de manhã ao acordar...
Não posso te mimar quando estiver chegando em casa...
Nem posso estar contigo quando precisar de alguém... pra qualquer coisa...

Eu me sinto assim, cansada de chorar...
Sozinha ao deitar... esperando você chegar... e ficar.
Não há culpados (nem vítimas!) só há as circunstâncias...
E o desígnio de Deus para que as coisas sejam assim...
Estou aprendendo. Estou mesmo.
Crescendo verdadeiramente.
Mas tenho medo...
Muito medo.
***
Texto enviado por:
Lúcia Anunciação (Lucy - 21 anos)
Namorando há mais de 4 anos.
"Olá, Admiráveis Mulheres de Militar!!! Este texto foi escrito há algum tempo, mas é como a Bíblia: totalmente contemporâneo. A qualquer momento que eu leio, é como se tivesse acabado de ter escrito."
***
p.s: Luciana, espero que além destes dias de angústia venham muitos outros repletos de risos e alegrias! Afinal, toda espera vale a pena, quando quem vem nos traz a felicidade completa.
Meninas, queridas, se cuidem!
Ah!Não esqueçam de colocar os links dos blogs/flogs no comentário para eu fazer os links do perfil do blog.
Beijos para todas nós guerreiras!!!

22.3.06

Desabafo

Mais uma vez ela está esperando pelo telefonema que não acontece... mais uma formatura que a impede de ouvir a voz de seu amado...
Mais uma noite em que sabe que chegará ao lugar tão querido dos dois e vai esperar em vão... mas tudo bem... sempre vale a a pena esperar...
Ana – esse era o seu nome... mil vezes blasfema em pensamento os caprichos do coronel, mas sabia que essa era a vida de seu amado.
Mulher, esposa, noiva e namorada de militar... quer missão mais dura que a nossa ?! Passamos os dias a espera de nossos amados, mas jamais desanimamos. Guerreiras, estamos sempre prontas a ser o porto seguro de nossos amados.
Um grande abraço a todas as GUERREIRAS, que todos os dias lidam com a batalha de ser e ter o amor de um militar!!!!!!
Obs: escrevi esse desabafo esta tarde, quando mais uma vez esperei por um telefonema que não aconteceu.. devido as famosas formaturas no Comando Militar...


***
Enviado por:
Ana Paula Barreto (23 anos)

Amor líquido

Enquanto os brotinhos balançavam o vestido de bolinha na beira da pista, do outro lado os meninos estalavam os dedos e dava um jeito no topete brilhante de gel. Era possível dançar com muitos, trocar um flerte com uns e ficar com algum. O tempo separou os dançarinos. Os casais começaram a dançar afastados, ao som da disco music e as meninas flertando com a maioria e ficando com alguns. Não demorou muito para as garotas passarem a ficar com três, quatro... Tudo sem o compromisso, é parte da curtição da night, da balada... e os laços humanos tornaram-se mais frágeis que nunca.
Vivemos um paradoxo: as pessoas estão desesperadas por relacionar-se, mas ao mesmo tempo não querem suportar nenhum encargo, ou tensão que isso proponha, tudo porque querem estar sempre livres para... Relacionarem-se! A questão é: as ligações são líquidas! O estar junto oscila entre o sonho e o pesadelo.Há uma busca pelo "relacionamento de bolso", do tipo que se pode sacar quando necessário. "Fica-se" numa noite, guarda-se o número do telefone, para quando precisar. Mais de três encontros já podem causar aflição, pois aproxima-se da aparência de namoro. Muito semelhante a vitamina C, os relacionamentos deste tipo, em altas doses, provocam náuseas e podem prejudicar a saúde. Só que os relacionamentos não são consumíveis, como a vitamina C!
Há um medo por entregar-se, já que isso implica deixar-se conhecer nas nossas fragilidades pelo outro. É ele nos ver sem a maquiagem purpiranada da noite, mas com o rosto lavado depois de um banho tomado. Ser "à luz do dia" é uma medida de risco, porque pode quebrar a ilusão do encanto trazido pela magia das luzes da boate, cheia de lacividade, sensualidade, galanteio, conquista.Há os meninos que preferem viver o "Amor líquido", porque assim pode ter todas, mas não ter nenhuma de verdade. Não têm que dar explicações, nem destino de volta, é do mundo, livre... Argumentariam alguns em seu favor.Há também os que preferem um relacionamento, mesmo que à distância, pois precisam da certeza de que alguém, em algum ponto o espera e torce por ele.Não acredito que seja viver a felicidade esses casuais encontros noturnos, mas pílulas de "prazer", que logo passam seu efeito. Bem como considero perigoso um namoro que perdeu o encanto, que não se renova. O amor é o mesmo, mas a pizzaria, o cinema, os passeios, os bares não precisam ser iguais! Inovar é deixar o amor sempre forte, como a planta que depois de cortada se renova.Como fazer isso com o namorado longe?, você me pergunta. É aí que está o sinal do quanto nosso amor é forte para suportar o fato de que nem tudo que queremos podemos; de que esse é o preço da espera até que ele saia da "bolha". Mas quando ele chegar para te ver, quem sabe não seria bom soltar o cabelo, colocar uma saia e caminhar descalça na praia, experimentarem sabores diferentes...? Sei, como você, que os momentos são contados, cronometrados, mas únicos. Então, não os perca, pois depois eles ficarão como quadros emoldurados na memória.
Às vezes, dá uma tristeza, uma solidão. Uma vontade de poder falar com eles e contar uma vitória, de pedir ajuda por causa de uma derrota e na, fraqueza, vem a pergunta: "Hei, mas podia ter tantos... Todos aqui...". Sim, podíamos, nos sugeririam os outros, que adoram opinar nos nossos namoros, atraídos pelo modo quase "exótico" para eles de como encaramos nossa vida amorosa.Só que nosso amor não é líquido, ele suporta. Se bater uma certa melancolia, não deixem que ela tome lugar. Procurem manter-se ocupadas, tentem levar a vida de vocês com coragem. Eu desejo a todas serenidade, leveza e alegria.
***
indico o livro: "Amor Líquido" (Zygmunt Bauman, Jorge Zahar Editor)
***
p.s1: Boa notícia: dentro em breve estarei com banda larga. Assim, poderei atualizar com muito mais freqüência nosso blog, meninas!Quem tiver blog/ flog, deixe seu endereço no comentário, assim, colocarei os links no perfil aí do lado e poderemos nos visitar!
p.s2:As pessoas que enviarem os textos, procurem colocar o nome completo e falar de onde é, qual a patente do namorado...(assim nos conhecemos melhor!) As que quiserem o anonimato, não se preocupem, sua preferência será respeitada!
Beijos para todas!!!

20.3.06

Só mais um entre 1600 militares

Aquele dia era especial, não o vira no carnaval, ela decidira ir viajar com a familia para aproveitar o convívio dos familiares, de quem passava a semana longe...decidiu chegar na quarta feira de cinzas, mas o seu amor estava trabalhando no regimento, e ela também pegou um engarrafamento e não pode chegar a tempo de vê-lo!Aproveitou a quinta e a sexta mesmo com seu amor cansado, e esperou louca para chegar sábado para poder sair com seu amor com mais calma, afinal, ele não estaria de serviço no domingo, dava para aproveitar!Amanheceu sorrindo flores e cantando a plenos pulmões....louca para chegar a tarde, e ir vê-lo...poder passear de mãos dadas, ir a um cinema, depois quem sabe, ouvir uma música ao vivo, ou simplesmente caminhar na praia...tomara um banho prolongado com aquele sabonete especial, do qual o cheiro sabia que o enlouquecia!Estava dançando sozinha pela sala, quando o telefone a despertou do seu sonho de princesa...era a voz dele do outro lado da linha...a princípio se animara...ele já tinha acordado, e ia buscá-la dentro em breve, mas a notícia a fez desmoronar no sofá, meio atônica:
-Oi, o coronel me chamou, me mandou ir para o regimento, não sei o que ele quer, só falou que tem algo a ver com as armas roubadas ontem, chegando lá te ligo, assim que souber o que vai acontecer, tá!te amo..
Sua voz parecia meio apressada e também surpresa, e desligou correndo o telefone, como quem tem que passar de última hora a farda e ajeitar todos os emblemas e afins...
Ainda sentada no sofá, ela sem acreditar desligou o telefone, louca, para ir até o regimento dele e berrar a plenos pulmões que aquele sábado era dela, e não de uma ação qualquer, principalmente de última hora!Mas não o fez, sabia que fazia parte da carreira dele, e quando começou a namorar com ele, ainda na academia, sabia que teria que enfrentar isso na sua vida!Respirou fundo e foi se distrair com alguma outra coisa.
As horas passavam sem dar tregua ao coração dela, angustiada, via o relogio chegar as 3, as 4, as 5, as 6, e nada de notícias...tentou ligar, mas foi em vão...resolveu se enfiar no chuveiro e esquecer que existia relógio na casa... e também televisão...e ali se deixou ficar, com as lágrimas apertadas, doidas para rolarem livre na face angustiada...enfim, o ruido tão esperado..saiu correndo da sua inércia, e agarrou o telefone, como uma criança agarra o doce predileto depois da refeição....era ele, o coração palpitava...atendeu...só que pela voz do seu amor viu que não teria boas notícias...
-Olha, vou ter que ir para a rua, sabe, vou para o complexo do alemão, e só volto quinta
-Como assim?!Só quinta, você vai para onde?!
-Para o alemão
-E só volta quinta?

-Porque?
-Também queria saber, mas o coronel falou que vai me manter até quinta, ou até acharem as armas
-E você vai ficar na favela?!
-É, por ai, não vou subir, mas vou para a entrada da favela...deixa eu ir, a bateria do celular tá fraca, manda mensagem, para se der, a bateria durar até quinta, beijos...
Ela ficou segurando o telefone nas mãos ainda incrédula com o novo fato...como assim, seu amor estaria correndo risco, se enfiando naquela favela perigosa atrás de 10 fuzis?!Que se danem os fuzis, o mais importante era a vida dele...e a vida daqueles outros 600 homens que enviaram para as outras 6 favelas!Ela voltou para o chuveiro, dessa vez para deixar rolar livres as lágrimas antes reprimidas na esperança de ter um sábado normal, como qualquer outra namorada teria ao lado do seu namorado....mas ela escolhera um militar, sabia dos riscos...mas nessa hora chegou a preferir que ele estivesse servindo numa cidadezinha lá do sul, pelo menos sua vida não correria riscos, pelo menos, saberia que iria dormir tranquila mesmo com ele longe, pois ele estaria numa cama confortável, ou no máximo tirando serviço, e não nessa verdadeira guerra urbana existente na cidade do rio, correndo o risco de perder sua vida...
Deixou-se ficar ali, refletindo sobre tudo....sobrevivera a 4 anos nessa vida louca de aman, e depois o regimento...sabia que seu destino era esse...apoiar o seu amor, fosse onde fosse....e esperar de braços abertos, como um porto seguro, quando ele retornasse...e enfim, acordou para a realidade....pegou o celular e enviou uma mensagem de apoio, de amor, de saudade... e se dirigiu a sua santinha e pediu, pediu para que ela o acolhesse, e evitasse qualquer coisa, e pediu também proteção para os outros 600 homens que como o seu amor estavam na linha de frente, e pediu para acalmar o coração daqueles que estivessem por trás desses 600 homens, que assim como ela, não poderiam fazer outra coisa senão esperar, e rezar para tudo terminar bem!

ps:É meninas,namorar cadete não é fácil, mas depois que eles saem da Aman, caem no mundo, viram aspirantes, e tenentes, e recebem responsabilidades como essas, e nós, teremos que enfrentar muito mais que a saudades!!!Força para todas!!!

***
Texto enviado por:
Carol
***
p.s:Um beijo para todas que deixaram comentário e que enviam textos!

19.3.06

Seu amor está em forma?

O amor atlético se exercita todos os dias, já que seu verbo é FAZER, indicando movimento, renovação e não ESTAR, esse é estático, obeso. (Eliane)
Guardada a lingerie, acabado o vinho, secadas as flores, o amor torna-se aquele obeso sem ânimo, na poltrona da vida. Ele já foi atlético, correu atrás da amada, gritando seu nome na multidão, até puxá-la para um beijo descabido e intenso. Tinha força para pegar no colo, criatividade para cartões, delicadeza para rosas vermelhas, inteligência para piadas sem hora, curiosidade para cantos do corpo nunca antes queimados pelo fogo da paixão e um vinho sempre à boca. Agora ali, sem causa e sem ânimo, na poltrona.

A academia do amor poderia ter um letreiro luminoso: MIL E UMA NOITES, fazendo menção a inesquecível história da jovem Xerazade, que pede ao pai para casar-se com o sultão. Enlouquecido, o pai não acredita que ela possa se salvar da maldade daquele homem, que ao amanhecer de cada noite de amor mandava matar sua noiva, para que assim esta nunca o traísse. Mas Xerazade sabia fazer um outro tipo de amor. Após lhe penetrar com seu vigor físico, o sultão, em todo seu poder, desfalecia cansado sobre seus braços. Era aí que Xerazade lhe conduzia para uma nova maratona de amor, só que dessa vez, era ela que o penetrava pelos ouvidos com sua voz. Hábil contadora de estórias, a jovem Xerazade conduziu aquele homem por mil e uma noites...

O amor-atlético é aquele que, depois da rosa vermelha, vem a amarela, a branca, a tulipa a margarida... Que, bebido o vinho tinto, experimenta o branco, o seco, o doce...Que, dado o cartão, vem a serenata à janela... Que, beijado com bala de hortelã, troca-se para a de morango, maracujá, chocolate, sorvete... Que, acabada a poesia de Fernando Pessoa, declara Vinícius de Moraes... Pois o amor atlético se exercita todos os dias, já que seu verbo é FAZER, indicando movimento, renovação e não ESTAR, esse é estático, obeso.

O FICAR nada mais é que um amor-obeso que começa o exercício na segunda e na quarta desiste. O NAMORAR é o amador que todos os dias se esforça para se superar e tem como troféu o sorriso do outro, o suspiro, o rubor, o prazer satisfeito. O CASAR é o profissional que sabe os seus limites, o seu ponto forte e conhece todas as artimanhas pra ganhar, nesse jogo onde toda vitória consiste em 1x1.

A obesidade começa quando o profissional acha que sabe tudo, pois já passou por todas as graduações. Ai deixa a lingerie no guarda-roupa, o vinho no supermercado e as rosas na floricultura. Fica cansado, senta no sofá e não vê mais graça naquele programinha repetitivo que passa na tela da vida.
*******
p.s: Continuem divulgando o blog. Estamos recebendo comentários carinhosos de muitas meninas que passam as mesmas dificuldades que nós e sentem um alívio nos textos, lendo nossas experiências. Quantas mais precisam disso?
Meninas, digam aí:
Como está o amor de vocês, em forma?
Abração para todas, minhas queridas do Rio Grande do Sul, Minas, Ceará, Bahia, Acre, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná...!!!
70 visitas essa semana! E 33 na nossa comunidade. A família está crescendo!

O sol e a Lua

Quando o SOL e a LUA se encontraram pela primeira vez, se apaixonaram perdidamente e a partir daí começaram a viver um grande amor. Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu criá-lo, deu-lhes então o toque final ...o brilho. Ficou decidido também que o SOL iluminaria o dia e que a LUA iluminaria a noite, sendo assim, seriam obrigados a viverem separados. Abateu-se sobre eles uma grande tristeza quando tomaram conhecimento de que nunca mais se encontrariam. A LUA foi ficando cada vez mais amargurada, mesmo com o brilho que Deus havia lhe dado, ela foi se tornando solitária. O SOL por sua vez havia ganhado um título de nobreza "ASTRO REI", mas isso também não o fez feliz. Deus então chamou-os e explicou-lhes: Vocês não devem ficar tristes, ambos agora já possuem um brilho próprio. Você LUA, iluminará as noites frias e quentes, encantará os enamorados e será diversas vezes motivo de poesias. Quanto a você SOL , sustentará esse título porque será o mais importante dos astros, iluminará a terra durante o dia, fornecerá calor para o ser humano e a sua simples presença fará as pessoas mais felizes.
A LUA entristeceu-se muito com seu terrível destino e chorou dias a fio...já o SOL ao vê-la sofrer tanto, decidiu que não poderia deixar-se abater pois teria que dar-lhe forças e ajudá-la a aceitar o que havia sido decidido por Deus. No entanto sua preocupação era tão grande que resolveu fazer um pedido a ELE: Senhor, ajude a LUA por favor, ela é mais frágil do que eu, não suportará a solidão... E Deus em sua imensa bondade criou então as estrelas para fazerem companhia a ela. A LUA sempre que está muito triste recorre as estrelas que fazem de tudo para consolá-la, mas quase sempre não conseguem. Hoje eles vivem assim....separados, o SOL finge que é feliz, a LUA não consegue esconder que é triste. O SOL ainda esquenta de paixão pela LUA e ela ainda vive na escuridão da saudade. Dizem que a ordem de Deus era que a LUA deveria ser sempre cheia e luminosa, mas ela não consegue isso.... porque ela é mulher, e uma mulher tem fases. Quando feliz consegue ser cheia, mas quando infeliz é minguante e quando minguante nem sequer é possível ver o seu brilho. LUA e SOL seguem seu destino, ele solitário mas forte, ela acompanhada das estrelas, mas fraca. Humanos tentam a todo instante conquistá-la, como se isso fosse possível. Vez por outra alguns deles vão até ela e voltam sempre sozinhos, nenhum deles jamais conseguiu trazê-la até a terra, nenhum deles realmente conseguiu conquistá-la, por mais que achem que sim. Acontece que Deus decidiu que nenhum amor nesse mundo seria de todo impossível, nem mesmo o da LUA e o do SOL... e foi aí então que ele criou o eclipse.
Hoje SOL e LUA vivem da espera desse instante, desses raros momentos que lhes foram concedidos e que custam tanto a acontecer. Quando você olhar para o céu a partir de agora e ver que o SOL encobriu a LUA é porque ele deitou-se sobre ela e começaram a se amar e é ao ato desse amor que se deu o nome de eclipse. Importante lembrar que o brilho do êxtase deles é tão grande que aconselha-se não olhar para o céu nesse momento, seus olhos podem cegar de ver tanto amor. Bem, mas na terra também existe sol e lua... e portanto existe eclipse.... mas essa era a única parte da história que você já sabia, não era?
Texto enviado por:
"feriele" (nick do email)

13.3.06

Saudade


Depois de tantos anos me pego aqui te amando como antes.Minto, quase que como antes, por que hoje o que eu sinto se tornou mais maduro, mais certo!Nesse exato momento me bateu uma angústia de querer estar aí com você, onde praticamente todas as namoradas estão presentes e eu não!Na verdade não consigo, estou com ciúme...ciúme por saber que pode ter muitas mulheres te olhando sem saberem que esse coração já tem dono, sem saber que a quilômetros dali existe uma pessoa sempre esperando pelo seu retorno.Sempre ansiosa pelo reencontro e angustiada com cada serviço!
Muitas das pessoas que falam pra eu não lutar por você nao sabe nem o milésimo de tudo que você representa. Que mesmo longe você sabe se fazer presente com suas palavras, mesmo que elas sejam às vezes tão rápidas ao telefone, com as cartas que me fazem compania todas as vezes que pego uma e a releio!
Bateu uma necessidade de estar aí. Nao fiz nada hoje de produtivo com essa minha cabeça na lua...quer dizer em Resende. Como pode isso? E agora me pego desabafando num blog feito p nós, namoradas, que por algum motivo precisam expressar o que se sentem. Talvez por que outras pessoas não sabem e não se identificam com que passamos.Nao entendem que somos capazes de esperar por alguém sem ao menos ter uma previsão de quando poderemos vê-lo ou quando a *A bolha* fará o favor de liberarem um fim de semana pra podermos matar a saudade.
Nossa, como eu queria estar presente com você, vendo você jogar vôlei e quem sabe ver a Intendência ser campea! Agora estou aqui torcendo pelo seu jogo de longe, como sempre! Quando vai acabar isso?
Quanto tempo mais vou esperar na torcida a distância, quantos campos terei que suportar ? quantas missões que me fará angustiada como hoje!
Mas seu amor me mostrou algo de precioso...sou capaz de lutar por você mesmo quando tudo está vindo em direção contrária, mesmo que as pessoas digam que estou perdendo anos de beleza a espera de alguém que talvez mais adiante me fara enxergar que nao valeu a pena. Mas eu sinto que vale a pena e isso já me basta...
Isso mesmo... me basta essa certeza e nada me fará desistir do que carrego no coração!
Keria só expressar minha angústia no dia de hoje.Saber que eu poderia estar com você e infelizmente houve mudancas de planos.Pois é, ainda existem os contratempos como já nao bastasse esse namoro meio anormal que tenho rs*.
As namoradas que estao presente aí nas Olimpiadas curtam esse Fim de semana, cada momento é precioso...Por que nosso namoro é muito melhor, pelo fato da distancia sabemos valorizar cada segundo na compania deles...

beijos tristonhos

Texto enviado por:
Luciana Maria (mais conhecida como Luma)
Namorada do cadete Immaginario 4 ano de Intendência

8.3.06

Dúvida cruel

O desejo de conhecer a outra pessoa tem um foco estreito e facilmente descarregado. Embora o amor também possa envolver a ânsia pela união sexual, neste o respeito pela pessoa amada nos impede de explorá-la egoisticamente. Ele passara um dia maravilhoso, apesar do calor terrível de hoje e os exercícios do campo, não tinha o que reclamar, a alma permanecia feliz e vivaz como nunca! Nem perdera muito tempo para correr para o celular e mandar uma mensagem para sua amada. E veja, ela fora mais rápida! Abriu a mensagem de texto que ela lhe enviara: “Amorzinho, te ligo mais tarde”. Isso só podia aumentar ainda mais seu estado de exultação. Foi bem animado para seu banho restaurador, esquentou um miojo no micro e ficou ali de papo com os amigos no quarto, até que umas 9:10 o aviso: “Telefone para você”. Não sabia descrever como aquelas palavrinhas o faziam se sentir tão importante, mais que os títulos de suas futuras patentes. Alguém lembrara-se dele ali, dentro da bolha. Nesse orgulho de si, atendeu:
_Oi, minha linda, estou louco de saudade!
_Oi, meu fofo, meu amor, meu querido...
Depois da lânguida introdução cheia de carinhos, veio o golpe:
_Amorzinho, é o seguinte: tenho uma ótima notícia! Amanhã umas amigas combinaram de irmos naquela boate, que a gente se conheceu, para dançar. Você vem, né?
_Amanhã?_ ele repetiu aquilo quase que irritado._ Mas é que esse fim de semana vou pegar serviço... Fiquei sabendo agora... Fui escalado... Sabe como é, no primeiro ano a gente pega bastante serviço... e
_Tudo bem, amor. Entendo perfeitamente, não se preocupe mesmo!
_Ah! Que bom, você é sempre tão compreensiva, é por isso que eu te amo!
_Que isso, amor. Tenho certeza que faria o mesmo!Eu vou. Você confia em mim, né?
“Confio em você, não nos outros”, pensou ele cá consigo, já picado pelo ciúme eminente.
_Claro!Você pode ir._ respondeu prontamente, mas sem nenhum entusiasmo, não ficava feliz, mas também não era justo impedi-la; ao contrário dele, ela estava livre e muito longe dali. Mesmo que não deixasse, munido pelo poder da chantagem psicológica, não iria permitir até quando? Durante os quatro anos que lhe aguardavam?
_Então, meu lindo, eu vou no carro da... não se preocupe... Porque.... eu...
Todo o resto ele nem quis escutar e quando desligou se perguntou onde mesmo estava a alegria, a energia que sentira durante o dia? Já era para ter dormido, mas ainda ruminava pensamentos torturosos: lá estaria na boate, sob as luzes coloridas e ao embalo das batidas, sua linda namorada, toda gostosa e esbanjando sensualidade para o deleite do olhar de um monte de tarados, sendentos, filhos da... Virou para o outro lado e mentalizou que tinha que dormir para acordar muito cedo.
A angústia só foi interrompida na noite seguinte por um telefonema. Só podia ser a mãe, supôs, para lhe perguntar se estava melhor do machucado na mão, se estava comendo direito, aquela coisa de mãe que sempre acha que ele estava num campo de concentração.
Mas não era:
_Amor, resolvi te ligar antes de sair. Estou toda pronta, estou cheirosa como você gosta. Queria que estivesse aqui. Mas ainda teremos muito tempo...
“Que ótimo, ela está ainda mais atraente do que seus pensamentos da noite anterior puderam fabular. Agora sim se sentia irritado por causa da impossibilidade que o cercava. Pior: que o cercaria dezenas de vezes ainda no futuro!”
_É mesmo? Que maravilha, minha gata linda! Eu nem posso falar muito, porque já está quase na hora de eu pegar o serviço. Mas se divirta, tá? No domingo, eu vou dar uma voltinha na cidade para espairecer. Uma voltinha literalmente, porque isso aqui é pequeno, você sabe né?_ riu.
Ela não riu de volta. Não conhecia pessoalmente a cidade ainda, mas sabia muito bem que além de pequena, a cidadezinha era repleta de algumas garotas que tinham como lema de vida encontrar o cadete dos seus sonhos e sumir dali.
_ Olha lá, hen?_ ela já deixou transparecer o ciúme que ele quis provocar para que assim ela sentisse na pele a neurose que ele tinha estado mergulhado desde que ela lhe contara ontem que iria com as amigas, sem ele, para uma boate repleta de caras solteiros e famigerados.
_Não se preocupe, linda. Eu confio em você e pode confiar em mim. Isso tudo vai acabar e poderemos curtir tudo juntinhos ainda.
_Claro..._ ela concordou, tendo a mesma certeza, mas não partilhando de nenhuma alegria. Desligou o telefone se perguntando cadê a empolgação que estava para sair com as meninas? Hei, não poderia ficar com aquela cara depois da superprodução que fizera. Estava style, tudo de bom e não estragaria o visual com um semblante emburrado. Afastou-se do orelhão na esquina de sua casa e já ouviu uma buzina de uns caras que passavam de vagar de carro e fizeram questão de usar as palavras mais sujas para gritar aos quatro ventos como estava encantadora.
Por que não estava ali o seu amor, o seu gatinho fofo, lindo? Ele sim saberia lhe dizer coisas românticas no ouvido e tornaria qualquer programa perfeito?! Não estava, porque a bolha onde se enfiara ficava quilômetros de distância e arrancava seu coro para que se formasse no futuro grande oficial brasileiro. Ah! Que ótimo! Já estava de mal humor.
Na boate, já cansada de tanto dançar, sentou-se a mesa e bebeu um pouco.
Então, seu gatinho sarado, perfeito, maravilhoso, estaria passeando no fim de semana? Não poderia ter uma idéia mais infernal para descontrolar sua paz. Quantas criaturas nojentas não avançariam nele para testar sua fidelidade? Só em visualizar umazinha olhando, tendo o privilégio que ela não tinha, de olhar para seu namorado, já lhe fazia o sangue esquentar por debaixo da pele. Começou a balançar o pé de baixo da mesa, como se tivesse caminhando milhas.Respirou fundo, não podia ficar assim, esse era só o começo de quatro longos e intermináveis anos. Aquelas ocasiões se multiplicariam e não podia criar rugas por isso.
Depois deste momento terapêutico, voltou a realidade e seus olhos focaram um casal na parede à sua frente tentando burlar as leis físicas e querendo ocupar o mesmo lugar no espaço. Eram tantas mãos ali, aqui, subindo, indo, vindo, entrando, saindo e... Meu Deus, se ele por fraqueza caísse em tentação e...
_Alô? Planeta terra?_ ouviu a amiga gritando em seu ouvido.
_Aí, oi!_ tomou um susto.
_Por que está olhando para aquele casal? Tava a fim do cara, é?_riu a outra já meio alta com a bebida.
_Não! Eu amo meu namorado._ achou a ridícula a hipótese.
_Perda de tempo! Depois ele te trai e você já vai estar velha para recuperar o tempo perdido._ atirou a amiga sua opinião como uma metralhadora, já não estava lúcida para medir as palavras.
Deixou para lá, não podia forçar ninguém ter a certeza do amor inabalável que só ela e seu namorado sabiam que tinha. Mas por uma fagulha de segundos passou-lhe a pergunta: sua amiga estaria certa e ela cega? Rapidamente disse: não! E então, nova pergunta: Eu fiz uma lavagem cerebral em mim mesma? Não demorou para a resposta: claro que não, deixa de ser ridícula, se não gostasse, não se sacrificaria. Aí, já que as comportas do inquérito estavam abertas no seu cérebro, veio outra questão vital: Seu namorado sentia a mesma convicção? Lembrou da voz dele ao telefone e da noite em que se conheceram ali, dos deliciosos fins de semanas partilhados com muito amor, beijos e promessas e terminou se acalmando: “Óbvio que ele me ama”.
Resolveu curtir a noite e repensou em como estava sendo egoísta ao não querer que ele desse uma volta na cidade. Precisava confiar, por mais que isso lhe demandasse energia, loucura e risco.

***

Viver um amor distante é suportar o peso das dúvidas reais e imaginárias. Pela razão, ninguém agüentaria, só o amor sustenta a loucura dessa experiência, só compreendida por quem a vive na pele.
Muitos casais se penalizam, mas depois passam pela situação bem. Outros brigam, se magoam, para logo voltarem. Numa eterna roda gigante de “showzinhos” e “pirraças infantis”, num pueril desejo de sentir a certeza de possuir o objeto.Quando amor não é posse. Pelo contrário, quem ama sabe que o amor é “um pássaro pousado na ponta do dedo, pois quem tem um pássaro pousado na ponta do dedo sabe que ele pode voar a qualquer momento”. Esta “guerrinha” travada já com a certeza de um final pacifico, pode revelar no subterrâneo da alma insegurança consigo mesmo.
Característica essencial do amor é a preocupação com o bem-estar da pessoa amada. Se esta preocupação não estiver presente, o que pensamos ser amor pode ser apenas uma forma de desejo. Essa diferenciação, entre amor e desejo sexual, é difícil de ser feita, uma vez que ambos podem ser apaixonados e absorventes. No desejo sexual puro são mínimos os elementos de respeito e preocupação com o bem-estar do outro. O desejo de conhecer a outra pessoa tem um foco estreito e facilmente descarregado. Embora o amor também possa envolver a ânsia pela união sexual, neste o respeito pela pessoa amada nos impede de explorá-la egoisticamente.

***

p.s: Meninas, espero que tenham curtido muito as Olimpíadas. Não pude ir, foi uma pena, mas quem sabe ano que vem tenho a última oportunidade? Desejo que o amor de vocês suportem as dúvidas e os medos, que todas nós passamos alguma vez pelo menos. Um abraço bem apertado em cada uma.

5.3.06

O que está fazendo por si mesma?

Cada um constrói o próprio caminho. O que hoje você está fazendo pelo seu?Quem ama um militar sabe o prazer e a dor que o posto lhe reserva.
Sim, mulher de militar é um posto que muitos consideram que você vai preencher, semelhante a um cargo almejado na carreira pública ou numa multinacional. Talvez se namorasse um médico, um advogado, professor não chegaria a ouvir tantas vezes pelas costas: "Olha, lá vai a mulher daquele militar, essa é de sorte".
Ficou gravado no inconsciente coletivo que a mulher é a sombra seguidora do milico, como uma das medalhinhas que ele carrega na farda.

"Mudanças", "fronteira", "saudade", "despedidas" são palavras que vêem bem antes de "bailes" e "glamour" para nós que amamos um militar, porém, as pessoas de fora invertem a ordem.A banda invejosa, para infernizar sua paz, levanta a tese mortal: " Ela só quer a pensão, a casa, vai viver as custas dele". É como se no fundo, antes de amar, a mulher olhasse para seu futuro marido como ações que podem lhe trazer muitos rendimentos.

E é aterrorizados com este quadro, que entram os pais do "partidão" no enredo. Muitos sogros se impõem como agenciadores dos filhos, na busca por uma modelo ideal de nora. Ela tem que ser bonita, dona de casa, inteligente, moderna... enfim, quase uma máquina. Sendo que o militar precisa é de uma mulher que o ame e tenha uma compreensão galáctica.

Por que essa imagem de "interesseira enrustida" ficou cristalizada?
Isso foi graças as mulheres que não fazem nada por si mesmas e esperam do marido um futuro pai provedor. Não os amam, querem possuí-los. Então, deixaram essa fama.
Nesse grupo não está incluído as mulheres que são ótimas donas de casa e trabalham como ninguém para cuidar dos filhos e da família, afinal, isso também é uma forma de ocupação, muitas vezes, em nada valorizada. Eu me referia mesmo às "Maria cuturno", "cadetinas", "Banco de...". (deixa para lá)

Ele vai ser militar e você?
O que realmente está fazendo de concreto hoje para o seu futuro? Falamos tanto na carreira brilhante deles.
E nós? Que ficamos do outro lado da grade vendo eles partirem todo fim de semana ou férias?

Você faz faculdade, curso, trabalha? Sabe dirigir, cozinhar, se virar sozinha? As respostas para isso podem ser determinantes sobre o preconceito que um dia venha a cair sobre você. E mesmo que faça tudo, ainda será alvo de desoculpados que vigiarão sua vida com o rigor de um plantão de telejornal.

Mesmo que seja a mulher mais exemplar, vai ter aquela vizinha pra dizer que você trabalha demais e não cuida dos filhos, que o seu cachorro é um risco para a Vila Militar (mesmo com o bichano na corrente, dentro da casinha), que seu vestido é o mesmo do outro baile...

Não há como escapar, mas pode e, deve, passar por cima disso. Se ama de fato esse homem, então, defenda-se, nada de passividade, isso é covardia. Ninguém tem o direito de te humilhar, de pisar em você, mesmo que com um simples olhar ou comentário malicioso!

Só que não deixem que apenas seu futuro (ou atual) marido seja digno dos louros da glória, batalhe pelos seus projetos, seus sonhos.
Cuide-se: malhe, faça as unhas, trate do cabelo, seja linda, gostosa, atraente, porque essa de se deixar entragar, porque já tem um marido certo, é um passo para a paranguiça, hen?

Principalmente: estude, aprenda tudo que puder agora. Não estou falando em ser Phd em Física Quântica. Falo de coisas até mais simples.
Você sabe cozinhar? Pois é, e se aparecer um monte de gente num fim de semana, do nada, na sua casa?
Você sabe dirigir, mesmo sem carro, e se seu filho bater a cabeça e você precisar pegar um emprestado?
Você sabe fazer primeiros socorros?
Você sabe falar outras línguas? E se ele precisar ir para fronteira e você tiver que dar uma aulinha para os índios?
Você sabe costurar?...
Já dizia minha mãe, eita nordestina porreta de sábia: "Você pode ter dez empregadas, mas saiba fazer para quando precisar". Outra liçãozinha que mami me deixou: "Não dependa financeiramente de um homem e diminua com isso dezenas de pequenas discussões".

***

p.s1: Um agradecimento emocionado a "Lucy", que no post passado deixou um comentário tocante.
Gostaria que assim como vocês, mais pessoas conhecessem o blog. Já pedi para várias gerenciadores de comunidades relacionadas "a mulheres que amam um militar" para adicionarem a comunidade *Blog Eu amo um militar* como comunidade parceira, mas não obtive, infelizmente, retorno algum. Seria uma forma de outras garotas poderem encontrar palavras de conforto. Minha internet é discada e bem lerda, portanto, o máximo que posso eu faço para manter o blog e divulgá-lo. Se tiverem alguma idéia de como colaborar, estarão na verdade ajudando a muitas outra meninas que nem conhecemos.

Um abraço em você, Lucy, e em todas as outras meninas! Felicidade!

4.3.06

Formação

De repente, se viu fazendo parte de uma nova família, por quem daria seu sangue.
Enquanto olhava todos aqueles garotos enfileirados e perfeitamente em ordem, pensou na bagunça do seu quarto, nas revistas junto do computador, o edredom torto na cama, a Tv ligada, o som também, o video-game idem, para a loucura da Mãe. "O jantar está na mesaaaa, vem antes que esfrieeee!
Podia até ouvir a voz dela no fundo da sua memória. Aquela recordação tinha cheiro de frango assado com batatas e som de talheres batendo contra o prato.
Mas tudo que ouvia agora era o silêncio e o que via eram garotos como ele num grande pátio, todos a espera de um comando. E não poderiam sentar onde quisessem, tudo ali possuia uma hierarquia, pedir licença era a palavra de ordem, do mais novo ao mais velho.
Na sua casa era o queridinho, o futuro campeão de tudo, ali era apenas um mero e quase invisível iniciante.
Às vezes, perguntava-se o que mesmo fazia naquela Academia? Poderia estar na faculdade como os outros, perto da namorada, da família, dos amigos. E lá estava, lavando banheiro, acordando no escuro, comendo na hora cronometrada.
Em outros momentos tinha tanta certeza que chegava a ser um alívio e se segurava nela para poder suportar a pressão.
Pressão de não decepcionar os pais que tanto colocavam espectativa, que precisavam de sua futura estabilidade.
Pressão de saber que sua namorada, ao contrário dele, estava livre, podendo ser cantada por qualquer carinha mais bonito, mais fortão.
Pressão por não poder mostrar-se fraco, quando os braços doem nos exercícios;
Quando dá vontade de implorar "só mais cinco minutinhos";
Quando a aula de física está terrivelmente chata gostaria de poder dormir como fazia no colégio, nas madrugadas de serviço, às vezes, sonhava com ficar simplesmente vendo o "tele cine" na TV. Mas quando tudo parece tão difícil, chega uma mensagem da namorada, um alô por telefone, um abraço de um amigo que acaba de fazer.
Ele descobre, então aos poucos, que está numa família.
***
p.s: Meninas, obrigada pelos comentários, eu é que fico emocionada!

2.3.06

Um vôo de última hora, o amor é feito de loucuras

O amor é feito de loucuras, de não medir demais os obstáculos. Ali, sentada no terminal do aeroporto, olhava fixamente para o painel dos horários. Cansou de ficar em pé e decidiu sentar. O que adiantava andar de lá para cá, ainda faltava uma hora para ele chegar. Mas, de repente, a espera tornou-se insuportável.
Quem sabe dar um pulo banheiro não fariam os minutos menos longos? Na volta, apelou para ver as flores do quiosque japonês. Tudo com a meta de conter o nervosismo. Pensou em atacar um sorvete. E se de repente tivesse uma dor de barriga e... Definitivamente estava beirando a paranóia. Melhor sentar, mais sensato.
Abriu a bolsa e puxou uma revista, a trouxera no intuito de se entreter. Um parágrafo depois percebeu que nem estava prestando atenção no que lia. Melhor guardar. À sua frente, várias pessoas exibiam placas com o nome de quem esperavam. Deixou seus pensamentos brincarem e imaginou o que escreveria: "Amor da minha vida".
Os últimos dias de saudade e lágrimas pareciam distantes. Só havia espaço no seu coração para aproveitar a felicidade do momento. O carnaval separados era tudo de pior que poderia lhe ocorrer. Ele, na Bahia e ela, no Rio. Até que o telefone tocou:
__"Estou chegando aí. Acabei de comprar uma passagem de avião".
Ela ainda ficou tentando absorver o sentindo das palavras. Então, ele largaria tudo, pegaria um avião e viria passar apenas uma noite, para ir embora na manhã do dia seguinte? Peraí, senta porque é difícil de crer.
Agora estava ali, no aeroporto, olhando "Salvador, pousado" que acabara de aparecer no painel.A porta abriu e ele apareceu. Camisa branca, short de surfista, boné para trás e topete, um sorriso luminoso. As mãos grandes a puxaram, seus braços fortes a suspenderam. Finalmente juntos. Não era a música baiana dos blocos, nem o tumquidum do Rj. Era melhor, agora sim, finalmente perfeito. Nem que por uma única noite.Vê-lo acordar de manhã certamente foi a maior alegria.
Simplesmente pode dizer baixinho no ouvido: "bom dia, feliz 5 meses".Novamente teve que encarar a despedida e vê-lo jogar a mochila nas costas e se meter naquele ônibus. Mas sorriu: "louco, pegou o avião para me ver?" e foi assim caminhando pela rua, meio incrédula.

[texto verídico]


***
p.s1: Mel, não se sinta boba pela sensibilidade com que ficamos quando eles voltam, passo pelo mesmo.Guarde no coração os bons momentos. Flavinha, mil beijos e obrigada pelos comentários sempre presentes! Lua, o mais importante é estar perto de alma, daqui a pouco ele volta, viu? Luma, você tem razão, a distância amadurece muito. Anastácia, agora é só o começo, depois da academia é que a carreira dele vai exigir entrega e vai precisar como nunca de você, muita força no seu amor.Para todas que também visitam, mas que não sei o nome, deixo meu sincero desejo que superem tudo com coragem e que sejam felizes. Só tenho 5 meses, mas estou aprendendo muito. Vocês são muito guerreiras, parabéns!!! Beijos.

ps2: Alguém tem alguma sugestão de tema para algum texto que queiram ler?