26.3.06

Palavras

Bem como há palavras necessárias, há silêncios indispensáveis. O maior sinal de que se existe sintonia com a pessoa ao nosso lado é conseguirmos fazer um silêncio que não incomodaPalavras são a ponte entre duas almas. Sai da boca de um e entra pelo ouvido do outro, como quem atravessa a porta e fica na sala de estar, a espera de ser recebido. Quando deixamos de dizer o que pensamos, batemos a porta do nosso "eu" para a pessoa ao nosso lado e não permitimos que elas nos veja em nossa intimidade. Às vezes, por medo, quem sabe vergonha, ou covardia.
Os casais tentam serem bem vistos pelo seu companheiro para que só a imagem da perfeição permaneça e, por isso, deixam palavras de lado... Passam por cima de suas vontades, engolem ressentimentos e acumulam dúvidas que poderiam ser resolvidas com um simples diálogo. Aí, instaura-se a distância na mesa, na cama, no relacionamento... Até que tudo resulta numa explosão de um vulcão de palavras que ficaram submersas por meses, anos.
Bem como há palavras necessárias, há silêncios indispensáveis. O maior sinal de que se existe sintonia com a pessoa ao nosso lado é conseguirmos fazer um silêncio que não incomoda, um silêncio que não precisa de palavras urgentes para salvar as lacunas no diálogo. Aqueles que têm este elo conseguem conversar com mãos e olhos. Sentar para não dizer nada pode ser muito significativo.
Palavras salvam. Curam, restauram, renovam. Mas também destroem, se não soubermos medir o peso delas. Se, às vezes, não conseguir tempo, nem achar importante ligar para ele, pode ser que alguém do outro lado se sinta mais sozinho, pressionado, cansado. As palavras não mudam as situações, mas as pessoas. Por isso, não as economize quando necessário. Se for possível um "eu te amo" ainda hoje, não o subtraia, pois a vida é uma ampulheta em que nunca sabemos quando está perto da areia parar de cair.
***
p.s1:Meninas, estou muito feliz pelas visitas de todos os estados do Brasil! Desejo a cada uma, você que é do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Contagem (MG), Aracaju (Sergipe), Boa Vista (Roraima), Santa Cruz do Sul (RS), Taguatinga (Tocantis), São José dos Campos (SP),Curitiba (Paraná), Americana (SP), Recife (Pe), Sarzedo (MG), Cares (Santa Catarina), Salvador, Fortaleza e para todas as outras 167 pessoas que visitaram essa semana nosso blog, eu desejo uma semana maravilhosa. Cheia de força para suportar a distância, a saudade, as dificuldades de trabalho, de dinheiro, de adaptação. Principalmente: muita alegria. Tentem cultivar risos e uma energia positiva na vida de vocês. Evitem pronunciar palavras tristes e de derrota, pois palavras tem o poder de se concretizarem.
p.s2:Onde estão os links dos blogs/flogs,senhoras e senhoritas?rs
Beijos, minhas queridas!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Suas palavras são sempre importantes para mim! Seus textos dispensam elogios!
Um beijo

segunda-feira, março 27, 2006 12:48:00 PM  

Postar um comentário

<< Home